COMO A GESTÃO EFICAZ DA SUA VIDA PROFISSIONAL PODE DESENVOLVER SUA CARREIRA

As pessoas frequentemente almejam o desenvolvimento profissional, no entanto, muitas vezes não sabem por onde começar. Por isso, aqui serão apresentadas algumas ações para gerir a sua carreira profissional.

Através da minha experiência pessoal, pude perceber o quanto uma gestão consciente das decisões e objetivos profissionais puderam transformar a minha carreira e me abriram várias oportunidades de trabalho. 

Seguem as 7 ações para uma gestão eficaz da sua vida profissional:

1. Identificar as suas atuais necessidades 

2. Estabelecer as suas principais prioridades

3. Verificar os seus recursos financeiros e materiais

4. Aproveitar o máximo a função que executa na empresa para se capacitar

5. Traçar a trajetória profissional com um curso de nível superior

6. Cultivar a sua rede de relacionamentos

7. Desenvolva-se constantemente: Pessoal e profissionalmente

Tenha uma agenda ou caderno que você faça o seu planejamento pessoal, à medida que for estudando essas sete ações sugeridas, se auto avalie e faça as suas anotações para não esquecer e sempre revê-las para tomada de ações.

1. IDENTIFICAR AS SUAS ATUAIS NECESSIDADES E SONHOS

faceless lady with notebook and laptop on floor at home
Fonte: Pexel (2024)

O ponto de partida é identificar as suas necessidades e sonhos. Para isso, vamos utilizar como base a teoria de Abraham Maslow que propôs uma divisão das necessidades em diferentes níveis, são elas:

  • Necessidades fisiológicas: relacionadas à sobrevivência, como alimentação, sono e hidratação; 
  • Necessidades de segurança: incluem viver em um ambiente seguro e confortável, onde você se sinta protegido;
  • Necessidades sociais: focam na construção de boas relações com família, amigos, colegas, outras pessoas e promovendo o sentimento de pertencimento; 
  • Necessidade de estima: o fortalecimento da autoestima e a conquista do reconhecimento por suas realizações e habilidades; 
  • Necessidade de auto-realização:  diz respeito ao crescimento pessoal, à busca por independência e o alcance do seu próprio potencial. Mérito seu.

Tenha um tempo para refletir, analisar e listar as suas necessidades. Se  questione quais são as suas necessidades que precisam ser atendidas? Identificou? O que é preciso fazer para alcançá-las?

Compreenda que a identificação dessas necessidades serão fundamentais para alinhar suas atitudes e ações relacionadas aos seus objetivos. 

As minhas necessidades fundamentais eram de ajudar os meus pais, proporcionando qualidade de vida para minha família e consequentemente para mim. Ao longo prazo, conquistei a minha independência financeira e consegui atingir os meus objetivos e alguns sonhos.

2. ESTABELECER AS SUAS PRINCIPAIS PRIORIDADES

Fonte: Freepik (2024)

Ao estabelecer as suas prioridades de vida, se foque no que realmente é importante para as suas ações e decisões, seja nos relacionamentos, ou no desenvolvimento pessoal e profissional. Pois, você alocando o tempo e os recursos de forma mais eficiente e racional, não desperdiçará o seu tempo.

As prioridades permitirão que você avance com mais confiança na direção das suas metas e objetivos.  Com o decorrer do tempo eu fui definindo as minhas principais prioridades e os meus objetivos intuitivamente, ou sob orientações, ou com os exemplos de pessoas mais experientes. E gradativamente fui organizando as minhas necessidades com as prioridades, desta maneira a minha vida pessoal e profissional foi se estruturando.

Escalonei as minhas prioridades em quatro pilares essenciais: 

1º Minha  família e fé, que sempre foram minha base de apoio;

2º O trabalho, que seria o caminho para construir a minha independência com recursos financeiros e materiais;

3º Estudos e capacitação profissional, para garantir meu crescimento profissional;

4º Meu bem estar físico, mental e espiritual, que sustentavam todos os outros aspectos. 

Esses pilares foram fundamentais para eu avançar nos meus objetivos. Lógico que as suas prioridades serão diferentes da minha, esses são exemplos para você.

Se pergunte quais as suas prioridades? e faça as suas anotações para não esquecer. Veja somente as prioridades que devem ser atendidas de imediato.

3. VERIFICAR OS SEUS RECURSOS FINANCEIROS E MATERIAIS

Fonte: Pixabay (2024)

Verificar os seus recursos financeiros e materiais para o desenvolvimento profissional, avaliando os elementos necessários para  investir no seu aprendizado e no crescimento profissional. 

A princípio precisas de um trabalho fixo ou um trabalho como autônomo, contanto que tenha um retorno financeiro. 

Depois deve checar o seu orçamento pessoal, ou seja, fazer a sua gestão financeira pessoal, controlando as receitas e as despesas mensais, e verificando o que pode ser investido na sua capacitação profissional e intelectual.

Referente aos recursos materiais, normalmente, precisa-se do acesso a tecnologia, não estou me referindo somente ao telefone celular, mas ao acesso à ao notebook, internet e software para cursos online, pesquisas, trabalhos acadêmicos ou projetos, e quem sabe um trabalho como freelancer.

Se puder, ter um espaço para estudo, onde você possa se dedicar ao seu aprendizado ou ao seu trabalho. Também invista na leitura de bons livros e outros conteúdos que possam agregar mais conhecimento para você com atualidades, política, economia, administração, tecnologia, cultura, lazer etc.

4. APROVEITAR O MÁXIMO A FUNÇÃO QUE EXECUTA NA EMPRESA PARA SE CAPACITAR

Fonte: Pixabay (2024)

As empresas em que trabalhei foram uma verdadeira escola profissional de capacitação e treinamento. Adquiri experiência profissional que me abriram novas oportunidades no mercado de trabalho.

Iniciei minha experiência de trabalho com dezenove anos, primeiramente como caixa de loja, depois fui promovida duas vezes na mesma empresa para auxiliar administrativo e assistente administrativo, sempre executando funções no financeiro da empresa. 

Fui estagiária a nível superior de administração no setor de materiais e logística em uma grande fábrica de injeção plástica e alto falantes. Na mesma fábrica tornei-me Planejadora de Materiais Sênior, onde executava funções de planejamento de materiais e também da produção. 

Depois surgiu uma outra oportunidade de trabalhar numa grande empresa internacional de importações e exportações aéreas e marítimas, a minha função era de Inside Sales, ou seja uma Vendedora Interna. 

Nessa época quatro coisas impulsionaram o meu desenvolvimento profissional: o curso superior de administração, o curso de inglês, a minha habilitação categoria B e a minha rede de contatos.

Devido às experiências profissionais anteriores, me tornei uma executiva de vendas numa conceituada empresa de transporte de cabotagem que tinha como operação transporte marítimo de cargas pela costa brasileira. Em paralelo a essa função na empresa de logística, tornei-me professora a nível superior em administração e cursos tecnológicos profissionais em logística, marketing e processos gerenciais. 

Também fui professora de cursos de pós-graduação. Atuei como instrutora de cursos business em importantes empresas. Desenvolvi o planejamento de curso online de gestão logística como Conteudista. 

Tornei-me empreendedora abrindo uma empresa no ramo de ótica como microempreendedora individual. 

Aconselho que trabalhe com muita dedicação, com responsabilidade, com ética e execute as tarefas com excelência, pois muitas oportunidades irão surgir. 

Não é um caminho fácil construir uma trajetória de trabalho de sucesso, exige muitas renúncias, determinação, inteligência emocional e racional.

5. TRAÇAR A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL UNIDO AO CURSO DE NÍVEL SUPERIOR

Fonte: Pixabay (2024)

Outro ponto fundamental  é a sua educação a nível superior interrelacionada às suas experiências profissionais, ou seja, relacionar o conhecimento teórico à prática.

Quando eu percebi que a minha trajetória profissional estava avançando para a administração, eu me foquei em entrar na universidade federal para o curso superior de administração, que antes era em Letras. Do objetivo de ser professora de língua portuguesa, tomei a decisão de ser uma bacharel em administração, e foi uma decisão acertada. Não me arrependi e eu sou apaixonada por essa área do conhecimento.

Conheci várias pessoas que trabalhavam numa função e cursavam um curso diferente da sua prática profissional, e não estavam satisfeitas das decisões. Por exemplo, cursava pedagogia e trabalhava no setor contábil. Formada em filosofia e trabalhava no departamento pessoal. Não estou tecendo crítica aos cursos de pedagogia e filosofia, porque todas as linhas do conhecimento são importantes, mas, não estão relacionadas em termos de teoria e prática.

6. CULTIVAR UMA BOA REDE DE RELACIONAMENTOS

Fonte: Pixabay (2024)

As pessoas são extremamente importantes na vida profissional e pessoal. As pessoas são como as pontes para o que se quer alcançar. 

Por exemplo, alcancei muitos resultados positivos na minha trajetória profissional graças aos colegas, chefes, amigos, clientes, fornecedores e outros. Sou grata a todos.

O pensamento de ser autossuficiente é um atraso para sua evolução como pessoa e como profissional. Nós precisamos das pessoas, isso é um fato.

Aproveite as oportunidades em happy hour, em eventos, feira de negócios, visitas comerciais, festas, etc. para ampliar e cultivar pessoas nas suas redes de relacionamentos. Se torne conhecido.

7. DESENVOLVA-SE CONSTANTEMENTE: PESSOAL E PROFISSIONALMENTE

Fonte: Pixabay (2024)

O que você é como pessoa, refletirá em muitas coisas na sua vida profissional no dia a dia do trabalho. Tome a atitude de:

  • Gerir o seu desenvolvimento pessoal, assumindo o controle da sua vida, avaliando onde você está e onde você quer chegar. 
  • Faça a sua autoavaliação e autoconhecimento com frequência, entendendo as suas forças e as suas fraquezas;
  • Leia bons conteúdos que possam agregar conhecimentos e orientações para sua vida.
  • Cuide da sua saúde do corpo e da mente, porque sem eles será difícil atingir os seus objetivos.
  • Não tenha medo dos desafios, supere-os. Os medos são entraves para uma vida de sucesso.
  • Não crie obstáculos. Supere-os!
Fonte: Pixabay (2024)

Deve ter percebido que a gestão do desenvolvimento profissional não é um caminho muito fácil, é complexa, porque varia da situação de pessoa para pessoa, e principalmente das condições de vida de cada indivíduo. 

Mas, eu creio que tudo pode ser planejado e direcionado, basta a pessoa querer, pois o poder de querer fortalece o seu foco nos seus objetivos e sonhos, digo isso por experiência própria, por isso, expus as sete ações que podes tomar. Tudo depende de você querer e fazer escolhas estratégicas. Acredite na sua inteligência e na sua capacidade de aprender.

Espero que eu tenha atendido as suas expectativas sobre o assunto de desenvolvimento profissional e se gostou compartilhe com seus contatos. 

Se quiser fazer algum comentário ou tirar dúvidas pode escrever para mim que lhe responderei.

Até breve com outros novos conteúdos.

Mônica Lima

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome